Pular para o conteúdo principal

Meditação matinal 20/10/2010

20 de outubro Quarta


Saúde total


O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23

Em praticamente todos os aspectos da vida, a ordem de prioridades que as pessoas dão às suas necessidades é: primeiro as físicas, depois as mentais e, por último, as espirituais.

Se analisarmos a publicidade, por exemplo, veremos que a quase totalidade dos anúncios é dirigida ao corpo: cosméticos, roupas, remédios para emagrecer, aparelhos de barbear, maioneses, bolachas, condimentos, etc. Alguns anúncios procuram vender saúde, outros vendem beleza, conforto, menor esforço, alimentação, e assim por diante. Mas são todos dirigidos à satisfação física. Tente se lembrar de algum anúncio que apele ao intelecto e veja se consegue.

Provavelmente nenhuma qualidade é tão explorada pela publicidade como a beleza física, que é sempre associada à saúde. De mil maneiras diferentes a publicidade procura demonstrar que quem é mais bonito, se veste bem, se alimenta melhor, e se diverte muito, tem mais valor em nossa sociedade. Os próprios concursos de beleza procuram provar que a mulher perfeita é aquela que tem as medidas certas para o busto, a cintura, as pernas, os ombros. Quão diferente é o conceito bíblico de mulher virtuosa!

A beleza na mulher, e o desempenho atlético no homem são mais valorizados em nossa sociedade do que as realizações científicas. A mulher que vence um concurso de beleza é mais aclamada do que aquela que pelos seus serviços mereceu um Prêmio Nobel.

Um jogador de futebol é mais valorizado do que um professor ou um cientista, e pode ganhar mais do que o Presidente da República! Porque na lista de prioridades humanas o corpo vem sempre em primeiro lugar. O ser humano prefere aclamar as aparências, as exterioridades.

Essa realidade nos faz lembrar de um versículo bíblico: “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1Sm 16:7).

Deus vê as pessoas de outra maneira. Para Deus, o mais importante é a vida espiritual, depois a intelectual e, em terceiro lugar, a física. E se cuidarmos bem das três, nessa ordem, teremos saúde total.

Fiquem com Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armas, politicos e afins!

Hoje li um texto do meu amigo Gollum ( http://nadasobremuito.blogspot.com/ ) sobre armas e resolvi colocar outro ponto de vista. Que nossos políticos só fazem algo em causa própria até minha vó morta há 32 anos sabe disso, mas o debate de se liberar ou não a venda de armas não pode se restringir a "honestidade" de nossos representantes. Tenho certeza que proibindo venda de armas não diminuirá os crimes, nem as mortes causadas pelos mesmos, mas diminuirá os acidentes. Não vejo a proibição do comércio de armamentos de fogo como um passo para acabar com a criminalidade, mas como um passo para diminuir algo que pode ser evitado, mas muitas pessoas por N motivos tendem a se esquivar da sua responsabilidade. O assaltante vai continuar armado, assim como a nossa força policial - em sua maioria corrupta - e também os nossos políticos. Mas diminuirá a chance do meu filho pegar uma arma que escondo (não tenho arma, e nem quero ter, é só um exemplo) e atirar em um amiguinho porque

Paternidade

É impressionante que a maioria das pessoas que são ateus, não tem filhos. E isso é totalmente compreensivo, pois o milagre de uma gestação, o milagre do nascimento, é algo que a ciência, por mais que tente, nunca vai conseguir reproduzir, nem explicar. Ontem tive uma experiência linda. Vi, pela primeira vez, o (a) meu (minha) nenê... Já está toda formadinha, com o narizinho, os ossinhos, os pezinhos e os bracinhos se mexendo... tudo lindo... O médico disse que ainda não dá para ter certeza do sexo da criança, mas disse que acha que é menina, mas o mais importante é que vai vir perfeita. Quase chorei na hora que vi... Uma emoção só comparável quando o Tutu, meu outro filho, fala que me ama! O vídeo ficou com problemas, vou tentar arrumar e colocar aqui, se alguém ver meu blog... Obrigado, Deus, por, mesmo sem merecer, ter me dado este momento! ao lado da mulher que eu amo. Te amo, Paulinha! Venha o que vier, sei que teremos uma família feliz se ficarmos ao lado de Deus.

Promessas de ano novo

Todos os anos ao seu final, sempre pensamos no que queremos mudar em nossas vidas para o próximo. E normalmente, essas promessas duram um mês mais ou menos. Usamos as mais variadas desculpas, mas as promessas são na verdade sonhos que gostaríamos que se realizassem, e eles nem sempre se realizam. Para que as promessas/sonhos possam ser cumpridos temos que ter os pés no chão. Se somos totalmente sedentários, não adianta colocar como meta fazer exercícios pois será difícil de ser cumprida. É melhor colocar que pretende ser menos sedentário, pois se vc , que não fazia nada, começar a fazer uma caminhadinha de vez em quando, já terá cumprido. Tem uma música do cantor britânico Jamie Cullum que retrata bem essas promessas que a gente acaba fazendo na virada do ano: Tradução: Ano Que Vem, Baby Ano que vem As coisas irão mudar Vou beber menos cerveja E começar tudo de novo Vou ler mais livro Vou acompanhar as notícias Vou aprender a cozinhar E gastar menos